Os recursos serão destinados às áreas da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.
Os recursos serão destinados às áreas da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

O governo federal autorizou nesta quarta-feira (22) o repasse de R$ 430 milhões para ações emergenciais de enfrentamento da estiagem no interior do Rio Grande do Sul. Em nota, o Planalto afirmou que os recursos serão destinados às áreas da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.

O repasse foi decidido durante reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros para analisar as demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades representativas dos trabalhadores do campo gaúchos.

Participaram da reunião com Lula os ministros da Casa Civil, Rui Costa; das Cidades, Jader Filho; de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Mais cedo, o governo decretou situação de emergência devido a estiagem em mais sete municípios gaúchos. O Rio Grande do Sul já tem 191 cidades em situação de emergência por falta de chuvas.