O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes| Foto: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciou nesta sexta-feira (26) que o governo federal fez o pedido para realizar testes em voluntários de uma vacina nacional, desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O pedido foi protocolado na quinta (25) na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo o ministro.

Ao todo, 15 protocolos de pesquisa para uma nova vacina foram realizados, sendo que três resultaram nas fases iniciais de testes. "Uma dessas vacinas já tem o protocolo registrado na Anvisa para testes clínicos", disse Pontes.

Ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Pontes afirmou que o desenvolvimento de uma vacina nacional é questão de soberania ao mencionar a dificuldade em importar imunizantes contra a Covid-19.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que o Instituto Butantan informou o pedido de autorização à Anvisa para testes com a vacina nacional Butanvac, por meio de um consórcio internacional, sendo o principal produtor com 85% da capacidade total de fornecimento. A expectativa é concluir todos os testes da vacina e ter 40 milhões de doses prontas antes do fim do ano.