glenn greenwald the intercept
O norte-americano Glenn Greenwald, duarnte o debate “Liberdade, mídia e poder” na 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)| Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Um dos presos da operação Spoofing, Walter Delgatti Neto, conhecido por “Vermelho”, disse a investigadores que deu acesso ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept, informações obtidas em celulares via Telegram. As informações são do O Estado de S. Paulo. Segundo a Folha de S. Paulo, Delgatti encaminhou as mensagens ao jornalista de forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira. Os contatos entre Greenwald e o suposto hacker teriam se dado por meio de Telegram, depois que os ataques já tinham sido realizados. A polícia está apurando a veracidade dessas informações.

A PF afirma que seriam mais de mil vítimas, entre elas o ministro da Justiça, Sergio Moro, procuradores da República que atuam na Lava Jato, além do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). Pelas redes sociais, Greenwald disse que Moro “está tentando cinicamente explorar essas prisões para lançar dúvidas sobre a autenticidade do material jornalístico”.