O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM)
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM)| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), disse ao líder religioso Amilton Gomes de Paula que o depoimento dele à comissão é "difícil de acreditar". Aziz questionou a versão que o religioso, conhecido como Reverendo Amilton, apresenta à comissão nesta terça-feira (3) sobre seu papel na compra de vacinas pelo governo federal.

Amilton alega não ter trânsito no meio político, mas agendou uma reunião com representantes do Ministério da Saúde para falar sobre imunizantes com brevidade incomum. Ele entrou no radar da CPI após ser citado pelo policial Luiz Paulo Dominguetti como um intermediário que poderia abrir portas no governo federal. Dominguetti era representante da empresa Davati, que tinha o interesse de vender vacinas da Astrazeneca ao governo, e disse ter recebido cobrança de propinas.

Em outro momento, Aziz criticou uma declaração de Amilton, que disse que uma mensagem sua era uma "bravata": no texto em questão, o religioso dizia que havia conversado "com quem manda" no Ministério da Saúde. Aziz questionou Amilton sobre o termo bravata e afirmou que a credibilidade dele como líder religioso poderia ser posta em dúvida depois da exposição do caso.