Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
SUS

Hospitais militares devem ceder leito vago para civis em situações de crise, diz TCU

TCU determina que as Forças Armadas devem ceder leitos em hospitais militares durante situações de crise. (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que as Forças Armadas devem ceder leitos clínicos e de UTI vagos em hospitais militares a civis atendidos pelo SUS, se houver colapso do sistema de saúde. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo. O Tribunal investigou possíveis irregularidades nas Forças e no Ministério da Defesa por não ofertarem leitos a civis disponíveis em unidades militares durante a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19.

Uma auditoria do TCU mostrou que  esses hospitais consomem R$ 3,45 bilhões em dinheiro público. A Corte também recomendou que as Forças disponibilizem diariamente os dados referentes a cada uma de suas unidades de saúde, com detalhes sobre quantitativos de leitos clínicos e de UTI, e taxa de ocupação. Em maio, a área técnica do TCU sugeriu que o Ministério da Saúde deveria ser obrigado a requisitar leitos ociosos em hospitais militares para atender pacientes civis com coronavírus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.