TCU negou que tenha feito um documento para questionar o número de mortes por Covi-19 registradas.
TCU negou que tenha feito um documento para questionar o número de mortes por Covi-19 registradas.| Foto:

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou à CPI da Covid um requerimento para pedir que a comissão ouça o servidor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), declarou que a comissão poderá também quebrar os sigilos telefônico e telemático de Marques. A decisão sobre a convocação e o sigilo deverá ser tomada pela CPI já na quarta-feira (9).

Marques é apontado como o autor do "relatório paralelo" citado na segunda-feira (7) pelo presidente Jair Bolsonaro que diria que metade das mortes registradas no Brasil por Covid-19 teriam, na verdade, outras causas, e os registros seriam modificados para que os estados recebam mais verbas federais. Ainda na segunda, o TCU desmentiu Bolsonaro e declarou que tal relatório não existia - ao menos não com a chancela oficial do órgão.

O servidor produziu o documento por conta própria e repassou aos filhos de Bolsonaro, que depois o enviaram ao presidente da República. Nesta terça, Bolsonaro disse que errou ao dizer que o documento era oficial do TCU. A identidade de Marques foi revelada em reportagem do jornal Correio Braziliense.