jair-bolsonaro-presidente-da-república
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Evaristo Sa/AFP

Um inquérito aberto contra o advogado Marcelo Feller por críticas dirigidas ao presidente Jair Bolsonaro durante programa da CNN Brasil foi arquivado pela juíza Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Federal Criminal do DF. Para a magistrada as declarações do advogado estão dentro do "exercício do direito à livre manifestação do pensamento, expressão e informação".

As declarações ocorreram em julho de 2020 durante debate sobre a atuação do governo federal na pandemia da Covid-19 e o impacto dela sobre a imagem das Forças Armadas. Na ocasião, o advogado citou o estudo "Mais do que palavras: discurso de líderes e comportamento de risco durante a pandemia", desenvolvido em parceria por pesquisadores da Universidade de Cambridge e da Fundação Getulio Vargas.

Durante o debate, no entanto, o criminalista usou termos como "genocida, politicamente falando", "criminoso" e "omisso" para se referir ao presidente. O inquérito para investigar as declarações foi aberto em agosto pela Divisão de Contrainteligência Policial por ordem do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, com base na Lei da Segurança Nacional (LSN).