Jair Bolsonaro - equador - Guillermo Lasso
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Carolina Antunes/PR

Parlamentares ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL) ameaçam deixar o Patriota. O presidente Jair Bolsonaro foi convidado para fazer sua filiação ao partido.

O senador Flávio Bolsonaro (RJ) anunciou que se filiou ao partido no fim de maio. "Com muita honra comunico minha filiação ao Patriota. Participei diretamente de sua refundação, em 2018, desde a elaboração de seu Estatuto, com previsão inédita de ser o 1ª partido de direita do Brasil, até a escolha do nome “Patriota", afirmou o senador.

O MBL faz parte da sigla desde 2019. O objetivo é lançar o deputado estadual Arthur do Val como candidato ao governo do estado nas eleições 2022. Na eleições em 2020, Do Val ficou em quinto lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 500 mil votos.

Arthur do Val e o vereador Fernando Holiday deixaram o DEM para se filiar ao Patriota e receberam carta branca para montar o diretório municipal do Patriota. Já o coordenador nacional do MBL, Renato Battista, assumiu a presidência do partido na capital paulista.