Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios.
Palácio do Itamaraty na Esplanada dos Ministérios.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O Itamaraty informou nesta quinta-feira (24) que está preparando um plano de evacuação e cadastrando os brasileiros que estão na Ucrânia. Porém, neste momento, não há condições de segurança para a evacuação. O secretário de comunicação e cultura do Itamaraty, embaixador Leonardo Luís Gorgulho, afirmou que a orientação é para que os cidadãos brasileiros na Ucrânia fiquem em casa abrigados e sigam as recomendações das autoridades locais.

O país do leste europeu começou a ser invadido por forças militares da Rússia durante a madrugada. Estima-se que a comunidade brasileira seja de aproximadamente 500 pessoas. "A embaixada no Brasil, assim como outras embaixadas, não tem condições de fazer resgates. Com o toque de recolher, orienta-se que evitem deslocamentos e que se abriguem distantes de instalações militares", disse o embaixador.

Ainda não há data ou locais definidos para a retirada dos brasileiros. Devido ao fechamento do espaço aéreo, a evacuação será feita exclusivamente por via terrestre. "Não há condições de se fazer uma operação de resgate. O espaço aéreo ucraniano está fechado, há conflagração no terreno. Não se faz missão como essa em país conflagrado", afirmou Gorgulho.

"O local e o momento em que os brasileiros serão chamados a se concentrar, para fins de evacuação, serão amplamente difundidos pela embaixada, por meio de seus canais de comunicação com a comunidade brasileira. É, portanto, muito importante que todos se cadastrem", informou e secretário. O serviço consular brasileiro está renovando o cadastramento dos brasileiros que estão na Ucrânia. Até agora, cerca de 160 brasileiros se recadastraram.

Além disso, segundo informou Leonardo Gorgulho, a evacuação a ser organizada pelo Brasil estará aberta a cidadãos da Argentina, do Chile, Uruguai e Paraguai. Ainda de acordo com o Itamaraty, as embaixadas brasileiras em Varsóvia (Polônia), Minsk (Bielorrússia), Bucareste (Romênia), Bratislava (Eslováquia) e Moscou (Rússia) estão trabalhando em regime de plantão para atender demandas de brasileiros que chegam nestes países vindos da Ucrânia. Com informações da Agência Brasil.