O ex-presidente Lula e o prefeito do Recife, João Campos.
O ex-presidente Lula e o prefeito do Recife, João Campos.| Foto: Reprodução/Twitter.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se encontraram no início de outubro, em São Paulo. O prefeito do Recife disse que conversou com o petista "sobre como as forças democráticas podem atuar para derrotar" o presidente Jair Bolsonaro no próximo pleito. A reunião, divulgada por Campos somente no domingo (24), é parte do movimento de aproximação dos partidos para as eleições de 2022.

"Conversei em São Paulo com o ex-presidente Lula sobre como as forças democráticas podem atuar para derrotar Bolsonaro, nas eleições do ano que vem. Defendi novamente a composição de uma frente ampla, que apresente um projeto com ideias bem estruturadas para o país", afirmou o prefeito do Recife em postagem no Twitter.

Em agosto, os dois já tinham se encontrado em Recife, segundo a Folha de S. Paulo. Campos afirmou que, no momento, é necessário pensar propostas para a educação e combate a desigualdade e ressaltou que "alianças eleitorais devem ser discutidas só em 2022". Porém, nos bastidores a negociação para um articulação entre PSB e PT avança. João Campos teria expressado a Lula, na reunião mais recente, que não vai colocar empecilhos para uma eventual aliança entre as siglas.