Gabriela Hardt
Juíza substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba assumiu processos conduzidos por Appio referentes à Operação Lava Jato.| Foto: reprodução/You Tube

A juíza substituta Gabriela Hardt, que assumiu os processos da Lava Jato após o afastamento do juiz Eduardo Appio, pediu remoção do cargo para participar de um concurso interno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Hardt vem conduzindo os processos derivados da operação desde a última terça (23), e também já julgou casos anteriores logo após a saída de Sérgio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ela foi a responsável pela condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no inquérito que apurou o pagamento de propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP).

Em nota à Gazeta do Povo nesta sexta (26), o TRF4 disse que a remoção de Hardt está em andamento no concurso para assumir outra vara em um dos estados abrangidos pelo tribunal. A juíza tem até o dia 29 para decidir se mantém ou não o pedido de transferência.

“A Drª Gabriela Hardt manifestou interesse em concorrer à remoção, assim como diversos outros magistrados. Porém, não há como ter uma definição, neste momento, de que a magistrada vai conseguir se remover da 13ª Vara Federal de Curitiba, até mesmo porque pode haver desistência por parte dela”, disse o tribunal.

Ainda segundo o TRF4, após o encerramento dos prazos, o processo é instruído e levado a julgamento pelo Conselho de Administração da Corte. Somente após julgado o feito pelo colegiado é que a eventual remoção será confirmada.