Praia do Nordeste do Brasil com óleo em suas areias
Mancha de óleo atinge litoral do Nordeste| Foto: Diego Nigro/SEI/Fotos Públicas

A 7.ª Vara Federal do Recife concedeu liminar que obriga o governo a ampliar o número de pescadores e marisqueiros beneficiados pelo auxílio emergencial em razão do vazamento de óleo que atinge as praias do Estado. A medida atende solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou ação contra a União.

De acordo com a Procuradoria, a Medida Provisória assinada pelo governo contemplaria somente 4.236 trabalhadores, deixando um "amplo espectro de pessoas" sem benefício e colocando em risco pescadores de baixa renda e outras categorias que sobrevivem da coleta de crustáceos. Ao proferir a liminar, a Justiça concedeu o beneficio aos inscritos de forma regular no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e os pescadores artesanais e marisqueiros com pendências na inscrição no RGP ainda não apreciadas pelo Ministério da Agricultura. O pagamento será de R$ 1.996,00, em duas parcelas iguais.

O vazamento de óleo - cuja origem ainda é incerta - atingiu o estado pela primeira vez em 2 de setembro, afetando dezenas de municípios costeiros. O último registro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostra que, até o dia 27 de dezembro, ao menos 21 praias de Pernambuco continuam oleadas, ou seja, com vestígios da mancha na água.