MPF dá três dias para Ministério da Economia informar medidas para direcionar oxigênio à Saúde
A Anvisa determinou que medicamentos do chamado “kit intubação” só poderão ser exportados depois de “autorização prévia” da agência.| Foto: AFP

O governo de São Paulo diz ter alertado o Ministério da Saúde para a falta de medicamentos do kit intubação para tratar pacientes com Covid-19. Segundo o governo paulista o prazo solicitado é de 24 horas para evitar o colapso no atendimento. O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que todos os pedidos foram feitos nos últimos 40 dias, mas sem retorno. "Nós precisamos do governo federal para a aquisição centralizada dos kits intubação. São dois grupos de medicações que realmente causam disputas para todos os entes federais e também municipais, de neuromusculares e anestésicos", disse o secretário.

Nesta quarta (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou que o governo federal vai comprar compra os medicamentos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O lote, no entanto, deve chegar ao Brasil nos próximos 10 dias. Também está previsto, segundo Queiroga, um pregão internacional para a compra de medicamentos do kit intubação.