O apresentador de TV Luciano Huck.
Apresentador de TV Luciano Huck é cotado para se candidatar a presidente em 2022.| Foto: Sandra Blaser/World Economic Forum

O apresentador da TV Globo Luciano Huck venceria o atual presidente Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. É o que mostra a pesquisa PoderData, divulgada pelo Poder360 nesta quarta-feira (14). Huck tem 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35%.  O levantamento apontou que o apresentador e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceriam Bolsonaro em um confronto direto. O petista aparece com 52%, enquanto o presidente tem 34%.

Huck trabalha para viabilizar uma candidatura de centro para as eleições de 2022. Nesta quarta-feira (14), ele e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), vão se encontrar em Porto Alegre para discutir as eleições. Os dois estão entre os seis presidenciáveis anti-Bolsonaro que assinaram um manifesto pela democracia. Como mostra O Antagonista, Huck e Leite devem discutir a construção de uma aliança eleitoral para evitar a polarização entre Bolsonaro e Lula, nas eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360 em parceria com o Grupo Bandeirantes. Foram realizadas 3.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.