Alckmin apoiou publicamente em diversas ocasiões o impeachment contra Dilma, declarando que o país sairia mais fortalecido após o processo.
Alckmin apoiou publicamente em diversas ocasiões o impeachment contra Dilma, declarando que o país sairia mais fortalecido após o processo.| Foto: Paula Zwicker/AI Geraldo Alckmin

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou de forma inverídica que o ex-governador de São Paulo e provável candidato a vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), foi contra o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. A declaração foi feita nesta terça-feira (31) durante entrevista para a Rádio Band de Porto Alegre (RS). “O Geraldo Alckmin não só era contra (o impeachment), como ele pediu um parecer de um advogado que deu um parecer contra o impeachment. O Alckmin é um homem de bem e um companheiro que vai me ajudar de forma extraordinária a consertar esse país", disse Lula.

Ao contrário do que afirmou o petista, Alckmin defendeu publicamente o impeachment da ex-presidente Dilma em diversas ocasiões, declarando que o processo não se tratava de um golpe e que deveria ser analisado pela Câmara. “Eu tenho ouvido muito que o impeachment é golpe. O impeachment é previsto na Constituição brasileira, e a Constituição não é golpista”, afirmou o ex-governador paulista em dezembro de 2015.

Em outra ocasião, no ano seguinte, Alckmin apoiou novamente o impeachment declarando que o país sairia mais fortalecido após o processo. “Precisamos virar a página. É preciso retomar a esperança, o emprego, o desenvolvimento, o investimento. É isso que interessa”, disse o político na ocasião. “O Brasil não pode adiar mais reformas estruturantes, medidas econômicas necessárias. Para tudo isso precisa ter ação e não inação”, disse o político na ocasião.