Lula Argentina
Presidente Alberto Fernández recebeu Lula na sede do governo argentino| Foto: Divulgação/Casa Rosada

Em agenda na Argentina nesta sexta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente Alberto Fernández na Casa Rosada, sede do governo local, e discursou para uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, formada em sua maioria por militantes peronistas. O petista participou do ato público alusivo ao Dia da Democracia, comemorado no país desde o fim da ditadura militar, há 38 anos.

Pré-candidato ao Palácio do Planalto, Lula ganhou uma placa alusiva ao Prêmio Azucena Villaflor, que reconhece a defesa dos direitos humanos e recebe o nome de uma mãe assassinada pela ditadura. O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica também foi premiado.

A presença de Lula no evento ganhou contornos eleitorais, com saudações entusiasmadas de Fernández e da ex-presidente e atual vice Cristina Kirchner, e desejo de sucesso nas urnas em 2022. “Estou muito feliz que meu amigo Lula, que foi perseguido e condenado injustamente, tenha a vindicação que merece”, afirmou Fernández, fazendo referência à prisão do petista e à provável candidatura dele nas eleições do ano que vem no Brasil. Os eventos em Buenos Aires foram transmitidos nas redes sociais de Lula.