Em discurso para apoiadores de Alberto Fernández, Lula elogiou situação econômica do país. Inflação oficial na Argentina chegou a 94,8% no ano passado.
Em discurso para apoiadores de Alberto Fernández, Lula elogiou situação econômica do país. Inflação oficial na Argentina chegou a 94,8% no ano passado.| Foto: Alberto Fernández PR/Twitter

O presidente Lula (PT) elogiou a economia da Argentina em visita ao país na segunda-feira (23). Durante discurso para apoiadores do governo de Alberto Fernández, o presidente brasileiro afirmou que o país vizinho terminou o ano de 2022 em uma “situação privilegiada” na área econômica. No ano passado, a inflação oficial da Argentina chegou a 94,8%, quase o dobro da registrada no ano anterior.

“A Argentina terminou o ano de 2022 numa situação privilegiada. Não apenas na economia, na política, mas no futebol. Pela 1ª vez, torci para a Argentina ser campeã do mundo porque eu achava que o Messi não poderia terminar a carreira dele sem ser campeão do mundo. Foi. Está bom. Chega. Agora tem que ser a vez do Brasil”, afirmou Lula (PT).

A projeção do governo do presidente Alberto Fernández no orçamento de 2023 é de uma inflação de 60% para este ano, e a meta mensal, segundo o ministro da economia, Sergio Massa, é de 3% a partir de abril.