Lula projetos governo
Encontro vai discutir projetos econômicos de interesse do governo, como voto de qualidade e reforma tributária.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber, nesta quarta (8), lideranças partidárias, parlamentares aliados e ministros para discutir o avanço de pautas econômicas do governo no Congresso, às 9h30 no Palácio do Planalto. O encontro com o chamado “Conselho Político da Coalizão” pretende estabelecer as linhas gerais das propostas que o Ministério da Fazenda, principalmente, tem como prioritárias para este ano, entre elas a reforma tributária e o ajuste fiscal.

O ministro Fernando Haddad será um dos participantes e pretende reforçar a necessidade do Congresso aprovar os projetos que serão enviados pelo executivo, entre elos a medida provisória que estabelece a volta do voto de qualidade no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf). Este item é considerado um dos mais importantes do ajuste fiscal por ter potencial de render R$ 50 bilhões aos cofres públicos apenas neste ano e mais uma entrada permanente de R$ 15 bilhões anuais, segundo estimativas da pasta.

Outro tema prioritário é a reforma tributária, que a Câmara dos Deputados já aprovou a criação de um grupo de trabalho para analisar os projetos que já estão em tramitação mais avançada, em especial a PEC 45, elaborada com base em estudos do atual secretário especial, Bernard App.

“Temos dois blocos parlamentares que juntos somam mais de 60 senadores, é uma margem mais do que necessária para a aprovação de matérias constitucionais, como a reforma tributária, que pode refletir num ganho de 10% do Produto Interno Bruto (PIB)”, disse Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Senado, em entrevista à GloboNews.

Antes do encontro com o conselho da coalizão, Lula se reúne com os ministros da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Comunicação Social, Rui Pimenta, para alinhar a ordem e temas das discussões com os aliados.

No fim do dia, o presidente se reúne mais uma vez com Haddad para discutir temas relacionados às políticas de trabalho e emprego, com a participação dos ministros Luiz Marinho, do Ministério do Trabalho, e da Casa Civil, Rui Costa.

Há, ainda, mais uma reunião de trabalho com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com Gleisi Hoffmann (PT-PR), deputada federal e presidente nacional do PT.