Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Advogado do presidente

Relação de Lula com Zanin não compromete indicação ao STF, diz Cármen Lúcia

Lula STF
Ministra Cármen Lúcia, do STF, diz que não há problema na indicação do advogado de Lula a uma vaga na Suprema Corte. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda (6) que a relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu advogado, Cristiano Zanin, não compromete uma possível indicação dele a uma das vagas que serão abertas neste ano. A declaração foi dada durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Cármen Lúcia foi questionada sobre a possibilidade, aventada na semana passada pelo presidente em uma entrevista à BandNews, de que indicaria seu advogado para a Suprema Corte. A ministra diz que “a circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente não macula de alguma forma o indicado”.

“Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou”, disse em registro do jornal O Globo.

A própria ministra foi indicada por Lula ao STF em 2006, e diz que não vê problema algum na possível indicação de Zanin. De acordo com ela, outros “grandes ministros” atuaram na administração pública ou foram advogados-gerais da União, como Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

Cármen Lúcia, no entanto, evitou citar André Mendonça, que foi advogado-geral no governo de Jair Bolsonaro.

Lula terá duas indicações para fazer neste ano ao STF, das vagas que serão abertas de Ricardo Lewandowski, em maio, e de Rosa Weber, em outubro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.