Lula e Petro
Presidentes dos dois países discutiram combate a crimes cometidos na Floresta Amazônica e a conjuntura política na região.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Colômbia, Gustavo Petro, tiveram uma reunião na manhã desta quarta (31), no Palácio da Alvorada, em que conversaram sobre o crime organizado e a proteção à Floresta Amazônica sobre os dois países.

Lula e Petro discutiram, entre outros assuntos, a necessidade de se avançar no combate a crimes envolvendo a extração ilegal de madeira e de metais preciosos na região, e sobre a conjuntura política nos dois países.

Além dos temas discutidos, Lula aceitou um convite para viajar à cidade colombiana de Letícia, na fronteira dos dois países, no dia 8 de julho para participar de um fórum de debates científicos que vai preceder a reunião dos países amazônicos em Belém, em agosto.

Já Petro convidou o Brasil a ser o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, em abril de 2024. O presidente colombiano participou nesta terça (30) da Cúpula dos Países da América do Sul, em Brasília.