Lula
O ex-presidente Lula.| Foto: Joédson Alves/EFE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade ao pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) e ao senador Cid Gomes (PDT-CE), alvos de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (15). O petista afirmou que a ação da PF foi "sem necessidade". "Quero prestar minha solidariedade ao senador Cid Gomes e ao pré-candidato a presidente Ciro Gomes, que tiveram suas casas invadidas sem necessidade, sem serem intimados para depor e sem levar em conta a trajetória de vida idônea dos dois. Eles merecem ser respeitados", escreveu Lula no Twitter.

Ciro agradeceu Lula e disse que "o estado policial de Bolsonaro é uma ameaça à democracia e a todos os democratas". Nos últimos meses, ele fez uma série de críticas ao ex-presidente. Antes da manifestação do petista, ele concedeu entrevista ao apresentador José Luiz Datena. "Vão me insultar, vão me agredir. Mas a intenção é exatamente essa: me abater para que eu seja moderado, para que eu não continue atacando aqueles ladrões e assaltantes da vida pública brasileira, como é o Bolsonaro e como foi o Lula", disse ao comentar a operação da PF.

No entanto, após a mensagem de Lula, o tom do pré-candidato do PDT mudou. "Agradeço o gesto democrático do presidente Lula em denunciar isso que eu sofri. A violência que aconteceu contra mim é para me calar, e eu apenas disse que vou continuar dizendo o que penso. Eu não acho que o Lula seja um ladrão, eu nunca disse isso", afirmou Ciro ao portal UOL.

Ele também lamentou a a declaração feita a Datena sobre o petista. "Eu lamento repetir isso numa hora em que o Lula foi tão generoso e gentil comigo. Porque ele sabe o que é sofrer perseguição. E ele sabe que eu o defendi também quando Moro fez todas as arbitrariedades que fez contra ele", ressaltou.