Encontro de Lula com Lira ocorre na Residência Oficial da Câmara, em Brasília
Encontro de Lula com Lira ocorre na Residência Oficial da Câmara, em Brasília| Foto: EFE/ Joédson Alves

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília. Esse foi o primeiro encontro do petista com Lira desde o resultado das eleições.

Além de Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e os deputados José Guimarães (PT-CE), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, e o ex-ministro Aloizio Mercadante também estiveram no encontro. Antes da visita com Lira, Lula postou a seguinte mensagem em uma rede social.

"Estamos empenhados na construção de um futuro melhor para todos os brasileiros e brasileiras, com muita democracia. Hoje estou em Brasília. Bom dia.". Essa é a primeira vez que Lula desembarca na capital desde o resultado das eleições.

Lira é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas já sinalizou também que pode compor com o futuro governo Lula. O encontro com presidente eleito e o presidente da Câmara faz parte de uma série de visitas institucionais que ele pretende fazer em Brasília.

"O encontro teve um tom muito bom, amistoso. Foi uma reunião protocolar. Esse primeiro encontro mostra uma abertura de diálogo na busca de entendimento com o país e a votação das matérias”, disse o deputado José Guimarães depois do encontro. Lula deixou a residência oficial da presidência da Câmara sem falar com a imprensa.

De acordo com membros do PT, a aproximação com Lira será fundamental para que o governo eleito avance ainda neste ano com propostas de interesse de Lula. Entre as pautas, a equipe do petista negocia a aprovação da PEC de Transição, que entre outros ponto visa furar o teto de gastos para garantir o pagamento de R$ 600 para o Auxílio Brasil a partir do ano que vem.

Após o encontro com Lira, Lula seguiu para um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula deve ainda se reunir com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).