Ciro Nogueira Combustível
Cerimônia de posse de Eliane Nogueira (PP-PI), primeira suplente e mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), no gabinete da Presidência do Senado Federal.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Eliane Nogueira (PP-PI) usou R$ 46,9 mil de sua cota parlamentar para o ressarcimento de despesas com combustível de avião, mesmo sem possuir aeronave particular. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo com base em informações do Portal da Transparência. Eliane é mãe e suplente do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e assumiu o lugar dele em julho, quando o filho deixou o Senado para ocupar o posto no Planalto.

Conforme declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na prestação de contas das eleições de 2018, Eliane afirmou não possuir aeronave particular, porém, entre os meses de julho e outubro, período em que assumiu a vaga no Senado, a parlamentar apresentou notas fiscais de oito despesas com combustível de avião. Os gastos teriam sido realizados em Sorocaba (SP), São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Teresina.

Coincidentemente o filho, Ciro Nogueira, esteve nesses mesmos locais durante o período, conforme registros na agenda oficial e redes sociais do ministro. Na prestação de contas ao TSE, Ciro Nogueira declarou ser dono de 95% de uma aeronave modelo Beech Aircraft B200. Eliane também usou as redes sociais para registrar eventos em outras cidades nessas datas, apresentando inclusive comprovante de despesas com passagens aéreas em voos comerciais.

Antes de se licenciar para assumir o ministério, Ciro Nogueira utilizou R$ 262,1 mil de sua cota parlamentar entre os meses de janeiro e julho de 2021 para o ressarcimento de despesas com combustível de avião. As notas dos gastos apresentados tanto por Elaine quanto por Ciro apresentam o mesmo padrão, segundo a Folha.

A reportagem da Folha procurou a assessoria de imprensa da senadora Elaine Nogueira para questionar qual aeronave foi abastecida e o motivo pelo qual apresentou despesas desse tipo se fez uso de voos comerciais, mas não obteve retorno.