Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, deve engavetar projeto que limita juros do cartão.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse, nesta quarta-feira (9), que o governo do presidente Jair Bolsonaro está "desesperado" para assumir a presidência da Casa, que passa por período de eleição. Além disso, o deputado fez ainda diversas críticas à agenda proposta pelo governo na área ambiental, econômica e no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

"O governo está desesperado pra tomar conta da presidência da câmara dos deputados. O governo tá desesperado para desorganizar de vez, de uma vez por todas, a agenda do meio ambiente desse país. O governo tá de uma vez por todas interessado em flexibilizar a venda e a entrega de armas nesse país. Entre outras agendas que desrespeitam a sociedade brasileira e as minorias. Infelizmente, pouca prioridade naquilo que é fundamental", disse Maia.

Em outro trecho, no entanto, Maia disse que "não tem agenda para vacina, não tem agenda para os mais pobres". Nesta quarta, contudo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação pode ocorrer em dezembro ou janeiro, dependendo da disponibilidade de doses da vacina da Pfizer.

Ao citar a área econômica, comandada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o parlamentar criticou o que chamou de "promessas". Em setembro, Maia já havia criticado Guedes ao dizer que o ministro estava "desequilibrado". "Você consegue fazer um livro… aliás, com três volumes das promessas que a equipe econômica fez e não colocou nenhuma de pé até hoje".