O deputado federal Marcelo Freixo assumiu a Embratur.
O deputado federal Marcelo Freixo assumiu a Embratur.| Foto: Câmara dos Deputados.

O atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou sua ficha de filiação oficial ao Partido dos Trabalhadores (PT) nesta sexta-feira (5), durante evento no Rio de Janeiro recheado de lideranças petistas, incluindo a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e ministros lulistas, como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais,  Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência; e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.

Durante a cerimônia, além de reiterar elogios e prometer fidelidade ao PT, Freixo sinalizou que pretende ser candidato nas eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro – em 2022, ele tentou se eleger governador, quando ainda estava filiado ao PSB, mas foi derrotado por Cláudio Castro (PL). O presidente da Embratur defendeu a formação de uma “frente ampla”, possivelmente uma dobradinha com o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Desde o mês de janeiro deste ano, após a posse de Lula, Paes tem ampliado a participação de petistas e aliados de Lula nas secretarias municipais da capital do RJ.

“Eu não tenho dúvida que a gente precisa de uma frente ampla principalmente para a eleição da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Eu acho que o nome do Paes é um nome que pode ser de consenso do campo democrático. Principalmente se do lado de lá vier uma expressão direta da família que afundou o Brasil”, disse Freixo.