A deputada federal Marina Silva (Rede).
A deputada federal Marina Silva (Rede).| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil..

A deputada federal eleita e ex-ministra Marina Silva (Rede) afirmou na noite desta sexta-feira (23) que não tratou com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a possibilidade de ocupar o cargo de autoridade climática. Os dois se reuniram nesta tarde. O petista tenta definir os nomes dos últimos ministros do futuro governo.

"Tive uma boa conversa com Lula sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente", disse Marina no Twitter. Lula também se encontrou com a senadora Simone Tebet (MDB), que também teve o nome cogitado para assumir o Ministério do Meio Ambiente.

Apesar de Marina ser a principal cotada para o ministério, o presidente eleito teria considerado uma dobradinha entre ela e Tebet, com a senadora no comando da pasta e a ex-ministra no novo cargo de autoridade climática, voltado para assuntos internacionais sobre o meio-ambiente, mas com status de ministra. Entretanto, ao que tudo indica, esse arranjo não deve se concretizar. A expectativa é de que Lula apresente os novos ministros, que devem ocupar 16 pastas, na próxima semana.