antonio macedo - médico - bolsonaro - cirurgia
O cirurgião Antônio Luiz Macedo, médico que acompanha o presidente Jair Bolsonaro desde 2018, diz que necessidade de nova cirurgia será avaliada na terça-feira 4)| Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

A necessidade ou não de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ser submetido a uma nova cirurgia será definida somente na terça-feira (4). É o que informou o médico que o acompanha desde o atentado sofrido em 2018, Antônio Luiz Macedo, ao jornal O Estado de S. Paulo.

"A decisão se [Bolsonaro] vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião. Não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso. É o exame clínico adequado por parte do cirurgião", afirmou o médico.

De acordo com Macedo, outros médicos do hospital Vila Nova Star, onde está internado Bolsonaro com uma obstrução intestinal, já examinaram o presidente e avaliaram que talvez a cirurgia não seja necessária. "Mas, eu chegando, vou direto ao hospital, vou examinar direitinho e ver se há necessidade de operação ou não", acrescentou ao O Estado de S. Paulo.

Havia uma expectativa de que Macedo chegasse a São Paulo às 15h desta segunda-feira (3), onde está internado o presidente da República, segundo informou o próprio Bolsonaro em suas redes sociais. Porém, o médico-cirurgião, que está em viagem nas Bahamas, não aceitou voltar ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e deve desembarcar na capital paulista às 2h de terça em uma aeronave de propriedade da Rede D'Or, dona do Vila Nova Star.