eleições 2022 - voto impresso
Representantes do TSE e da área de cibersegurança das Forças Armadas concordaram com a realização de novas reuniões para esclarecer dúvidas específicas dos militares sobre o sistema digital de voto e as urnas eletrônicas.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

Integrantes das Forças Armadas se reuniram na quinta-feira (2) com membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para debater o processo de votação eletrônica e a segurança das urnas eletrônicas no país. O encontro foi solicitado pelos próprios militares e envolveu integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação (TSE) e uma comitiva de oficiais da área de cibersegurança das Forças Armadas, enviada pelo general Heber Portela, membro da Comissão de Transparência das Eleições (CTE).

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, foi apresentada uma visão geral dos sistemas eleitorais e outros detalhes dos mecanismos de auditoria, de segurança e transparência das urnas eletrônicas. “Houve um diálogo muito aberto em que muitas das dúvidas que foram trazidas pela equipe das Forças Armadas foram sanadas na própria reunião”, afirmou. Ao final do encontro, os representantes do TSE e da área de cibersegurança das Forças Armadas concordaram com a realização de novas reuniões para esclarecer dúvidas específicas dos militares sobre o sistema digital de voto e as urnas eletrônicas.