forças-armadas-militares
Militares tiveram aumento salarial de 29,6%, já descontada a inflação, entre 2012 e 2022.| Foto: Exército

Um levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado pelo Estadão, mostra que no período de 2012 a março de 2022, as forças militares foram a categoria com maior aumento salarial entre todos os servidores do governo federal. Em média, integrantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), tiveram um acréscimo salarial real de 29,6%, já descontada a inflação no período. Já a média geral de aumento em todas as carreiras federais foi de apenas 6,3%.

Segundo o economista Daniel Duque, responsável pelo levantamento, os dados foram baseados nas informações da Pnad contínua, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou que os militares aparecem em segundo lugar na lista de maiores aumentos salariais entre servidores públicos municipais, estaduais e federais. Apenas os professores do ensino fundamental municipal tiveram reajuste salarial superior aos militares, de 33,3%. Esse aumento se deve principalmente ao piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, instituído em 2008. Ainda assim, o salário dos professores é em média mais baixo do que o dos militares.

Na lista dos maiores aumentos salariais da década também aparecem os profissionais da segurança pública, como bombeiros e policiais estaduais, que tiveram aumento de 25% em seus salários no período. Já no lado oposto, os servidores com maior queda na renda foram os pesquisadores, que tiveram queda de 18,3% e os assistentes sociais, com queda de 6% em seus salários.