O governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema.| Foto: Dirceu Aurélio/Sejusp

O governo de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (3) que 80 municípios entrarão em lockdown, a partir desta quinta-feira (4), devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus. As medidas restritivas devem durar 15 dias para as regiões do Triângulo Norte e noroeste do estado, segundo a Agência Brasil. Somente serviços essenciais irão funcionar e um toque de recolher entrará em vigor entre 20h e 5h.

A medida do governo é impositiva, ou seja, os municípios serão obrigados a seguir as regras da quarentena e uma nova categoria chamada de “onda roxa”, foi incluída no plano de contenção da pandemia.

“Na onda roxa, a adesão é impositiva, porque estamos falando do colapso da rede de saúde da região, não é problema municipal, é regional. Em Uberlândia e de Patos de Minas, prefeitos tomaram medidas já duras, mas não é o suficiente que essas cidades-polo façam a adoção dessas medidas, se os municípios da região no entorno continuam produzindo pacientes e enviando para estas cidades”, disse o governador Romeu Zema (Novo).