Testes de Covid-19
Testes de coronavírus| Foto: Pedro Ribas/SMCS

O primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10). O caso, de acordo com a assessoria da pasta, é de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que reside em Natal (RN). A primeira vez que a profissional contraiu a doença foi em junho, se curou, e teve resultado positivo novamente em outubro. "As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas", diz o comunicado.

O Ministério, contudo, explicou que na quarta a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério recebeu relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus. As duas amostras foram enviadas ao Laboratório, onde houve a confirmação dos resultados em tempo real.

A partir do resultado de reinfecção, o Ministério da Saúde afirmou, em comunicado, a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras higienização constante das mãos e o uso de álcool em gel. "O Governo Federal está buscando o mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados", disse.