Luis Miranda disse que Bolsonaro atribuiu a Ricardo Barros um esquema no Ministério da Saúde.
O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou à Polícia Federal que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse a ele ter recebido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para liberar recursos da pasta. Na semana passada, Miranda prestou depoimento à PF no inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro prevaricou no caso Covaxin. O jornal O Globo teve acesso ao vídeo da oitiva do deputado.

Miranda e Pazuello teriam conversado no dia 21 de março, um dia depois de o parlamentar e seu irmão conversarem com Bolsonaro sobre as suspeitas de irregularidades na negociação da Covaxin. O ex-ministro da Saúde teria dito a Miranda que havia “sacanagem” dentro da pasta desde que ele assumiu o cargo. Além disso, Pazuello relatou que teria sofrido pressão de um “cara” .

Questionado por Miranda sobre quem era o “cara”, Pazuello respondeu: “O Arthur Lira, porra. O Arthur Lira colocou o dedo na minha cara e disse: ‘Eu vou te tirar dessa cadeira’, porque eu não quis liberar a grana pra listinha que ele me deu dos municípios que ele queria que recebesse. Ele bota o dedo na minha cara”.

O parlamentar disse à PF que perguntou se Bolsonaro sabia da situação envolvendo Lira. E Pazuello teria respondido: “Lógico que o presidente sabe. Eu falei para o presidente”. No dia 24 de março, quando deixou o cargo de ministro, Pazuello afirmou em um discurso de despedida que havia autoridades interessadas em “pixulé”, ou seja, vantagem indevida.