Avião da FAB transporta pacientes de Manaus para outros estados
Avião da FAB transporta pacientes de Manaus para outros estados| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Amazonas voltou a registrar mortes por falta de oxigênio nesta terça-feira (19) em meio ao colapso na saúde pública do estado. A prefeitura de Coari, a 450 km da capital Manaus, informou, em nota, que sete pacientes internados no Hospital Regional da cidade morreram por falta do insumo.

Na nota oficial, entretanto, a prefeitura da cidade diz que deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio na última segunda (18). No texto, o Executivo municipal diz que 200 cilindros do Hospital Regional estão retidos pela Secretaria da Saúde do Amazonas aguardando o abastecimento. De acordo com a prefeitura parte do produto foi enviado para o atendimento em Unidades Básicas de Saúde de Manaus.

Além disso, a situação no Amazonas levou o estado a transferir até o momento 115 pacientes com Covid-19, de 235 previstos, para outros estados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Em meio à crise, o Amazonas recebeu diversos carregamentos de oxigênio hospitalar de estados, do Ministério da Saúde, além de empresas, da população por meio de "vaquinhas", e da Venezuela.