O vice-presidente, Hamilton Mourão
O vice-presidente, Hamilton Mourão| Foto: Marcos Correa - Editor JN

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou em entrevista ao blog de Gerson Camarotti, do portal G1, que eventual criação do Ministério da Amazônia pelo presidente Jair Bolsonaro precisa focar no desenvolvimento da região. A criação nova pasta veio à tona como uma possibilidade do destino do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que será substituído pelo médico Marcelo Queiroga.

Atualmente, Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, o que esvaziaria seu poder. "Se for para direcionar a questão do desenvolvimento, será bem-vinda [a criação do novo ministério]. Caso contrário, será um camelo à procura de um deserto", disse em entrevista. Se confirmado, o Ministério da Amazônia será o 23º do governo Bolsonaro.

O cargo manteria o foro privilegiado do militar no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o general responde a inquérito sobre sua atuação na pandemia. Outros destinos para Pazuello podem ser um cargo de assessor especial da Presidência ou o de secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto.