Bolsonaro decidiu enviar Hamilton Mourão para posse de Fernández nesta terça-feira, em Buenos Aires
Bolsonaro decidiu enviar Hamilton Mourão para posse de Fernández nesta terça-feira, em Buenos Aires| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar seu vice, o general Hamilton Mourão, para representar o Brasil na posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta terça-feira (10), em Buenos Aires. A decisão foi tomada após o almoço de fim de ano com os militares, no Clube Naval, e após o próprio Bolsonaro cancelar o envio do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

O presidente foi aconselhado por vários ministros, incluindo os militares, de que seria importante fazer um aceno ao país vizinho, pela importância estratégica e econômica que une os dois países.

A atitude de não enviar alguém do primeiro escalão estava recebendo críticas até de integrantes do governo, embora o presidente Bolsonaro tenha insistido em declarar que o comércio com a Argentina “continuava sendo da mesma forma, sem problema nenhum” e que o não envio de um representante não iria “interferir em nada”. No entanto, foi convencido do contrário.