bolsonaro - eua - estados unidos - flórida - orlando
Bolsonaro encerrou o mandato em Orlando, na Flórida: retorno ao Brasil ainda é incerto.| Foto: Alan Santos/PR.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto uso ilegal de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo informações do site Poder 360, o inquérito foi instaurado pelo procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho na última terça-feira (10), referente a uma denúncia do deputado Jorge Solla (PT-BA).

Além de Bolsonaro, o procurador pretende investigar a "suposta prática de ato de improbidade administrativa" por parte dos ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Damares Alves (Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde) sob a mesma suspeita, de ter usado os aviões oficiais para "transportar parentes, pastores e lobistas".

Os voos em aeronaves da FAB são disponibilizados a autoridades do alto escalão, podendo ser autorizadas para demais personalidades políticas nacionais e estrangeiras. A legislação não apresenta restrição quanto aos acompanhantes.

De acordo com o decreto 8.432/2015, somente o vice-presidente da República e presidentes do Senado, Câmara e STF têm o direito ao deslocamento para residência permanente. A Força Aérea Brasileira esclarece que não se responsabiliza pelo cumprimento nem apuração dos motivos das solicitações.