Lula se encontrou com Alberto Fernández nesta segunda (23)
Lula se encontrou com Alberto Fernández nesta segunda (23)| Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

Durante encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) volte a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos. De acordo com o petista, a ideia é que o Brasil seja um "protagonista" internacional no financiamento de grandes projetos.

"O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar que os países vizinhos possam crescer e até vender o resultado desse enriquecimento para um país como o Brasil. O Brasil não pode ficar distante. O Brasil não pode se apequenar", disse Lula.

Ainda de acordo com Lula, o banco brasileiro vai "criar esforços" para financiar o trecho do gasoduto para conectar a Patagônia argentina e o Brasil. “Vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente puder fazer para ajudar no gasoduto argentino”, disse Lula.

O acordo de integração energética visa levar gás natural da bacia patagônica de Vaca Muerta até o Rio Grande do Sul. “Tenho certeza que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto, nos fertilizantes que a Argentina tem, no conhecimento científico e tecnológico da Argentina. E, se há interesse dos empresários e do governo e nós temos um banco de desenvolvimento para isso", defendeu.

Ainda de acordo com o Lula, ele tinha "orgulho" de quando o BNDES tinha mais recursos para financiar obras num país da América do Sul. “Porque é isso que os países maiores têm que auxiliar os países que têm menos condições em determinados momentos históricos”, declarou.

Leia Também:

Lula defende debate para criação de moeda comum com a Argentina

Moeda única entre Brasil e Argentina seria tragédia com cara de piada