Ciro Nogueira será o novo  ministro da Casa Civil de Bolsonaro.
Ciro Nogueira será o novo ministro da Casa Civil de Bolsonaro.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A nomeação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil foi oficializada nesta quarta-feira (28) com a nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União.

Na mesma edição, foram publicadas também algumas trocas nos ministérios. Luiz Eduardo Ramos, antigo ministro da Casa Civil, passa agora a ocupar o cargo de Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, até então ocupada por Onyx Lorenzoni, conduzido agora para o recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência.

A nova pasta criada para acomodar Lorenzoni terá até 13 secretarias e será composta pelas áreas de previdência, política e de diretrizes com o objetivo de auxiliar na geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador, além das diretrizes para a modernização das relações de trabalho e de fiscalização na área.

Em entrevista recente, o presidente Bolsonaro explicou os motivos para a criação do novo ministério. "Nós tivemos muito trabalho aqui para manter empregos no ano passado por políticas adotadas ao meu ver incorreta pelos estados com lockdown, fechamentos do comércio. Os informais a gente não tinha como manter, quem vivia de bico perdeu sua renda, apresentamos uma alternativa que foi o auxílio emergencial, mas tem que acabar”, explicou Bolsonaro sobre a nova pasta.