Novos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro devem ocorrer neste sábado (3).
Novos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro devem ocorrer neste sábado (3).| Foto: André Coelho/EFE

Novas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro devem ocorrer em todo país neste sábado (3). A expectativa é de que atos sejam realizados em todos os estados e no Distrito Federal. A princípio, os protestos deveriam ocorrer no dia 24 de junho, mas as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro adiantaram as manifestações.

Os atos ocorrem na esteira de novas denúncias sobre supostas irregularidades no Ministério da Saúde na compra da vacina indiana Covaxin. Nesta sexta-feira (2), a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar suposto crime de prevaricação de Bolsonaro envolvendo o contrato para compra da vacina Covaxin.

A Campanha Nacional Fora Bolsonaro é um grupo composto pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que reúnem partidos políticos e centrais sindicais. Segundo o a Folha de S. Paulo, o PSDB paulista vai apoiar os protestos contra o governo. Esta é a primeira vez que o partido se posiciona sobre as manifestações. Na quarta-feira (30), foi divulgado pela campanha que foram convocados 177 atos em 165 cidades do Brasil e do exterior.

Nesta semana, partidos de oposição, movimentos sociais e parlamentares de centro-direita apresentaram um superpedido de impeachment contra o presidente. Protestos contra Bolsonaro ocorreram no dia 29 de maio deste ano, e depois em 19 de junho.