Bombeiros e voluntários trabalham em uma área de deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas desta segunda-feira (31), no bairro Jardim Paulista, no município de franco da Rocha (SP).
Bombeiros e voluntários trabalham em uma área de deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas desta segunda-feira (31), no bairro Jardim Paulista, no município de franco da Rocha (SP).| Foto: Sebastião Moreira/EFE.

A Defesa Civil de São Paulo divulgou na manhã desta segunda-feira (31) um boletim atualizado sobre o número total de vítimas e estragos causados pelas chuvas no estado. De acordo com informações corrigidas pelo órgão, nesta tarde, foram contabilizados 24 óbitos desde sexta-feira (28). Os transtornos causados pelo mau tempo também deixaram 660 famílias desabrigadas ou desalojadas. Entre as vítimas fatais há oito crianças. Também foram contabilizados seis feridos e 11 pessoas estão desaparecidas.

Segundo a Defesa Civil, existem ocorrências relacionadas às chuvas espalhadas por todo o estado, como alagamentos, queda de árvores, quedas de muros e deslizamentos de terra, além de interdições totais ou parciais em rodovias. Em Várzea Paulista, cinco pessoas da mesma família morreram quando a casa em que morava foi atingida por um deslizamento de terra. A tragédia foi por volta de 8h deste domingo. As vítimas são um homem de 41 anos, a esposa de 30 e os três filhos do casal: um menino de 12 anos e duas meninas, de 10 e 1 ano.

Em Embu das Artes mais três pessoas morreram em outro deslizamento na madrugada deste domingo: uma mulher de 45 anos e os dois filhos dela, um rapaz de 21 anos e uma menina de 4 anos. Vizinhos já haviam retirado quatro outros moradores da mesma família em outra residência antes das equipes de resgate do Corpo de Bombeiros chegarem. Os outros municípios, que contabilizam uma vítima cada são: Itapevi, Arujá, Jaú e Ribeirão Preto. Já em Francisco Morato foram registradas quatro vítimas, e em Franco da Rocha foram oito.

No domingo (30), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) sobrevoou algumas regiões castigadas pelas chuvas em Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo. Para auxiliar as prefeituras na recuperação urbana e social, ele anunciou a liberação de R$ 15 milhões para um total de 10 cidades, em diversas regiões do estado.

Os repasses poderão ser utilizados para reparar problemas urbanos crônicos dos municípios, que causam transtornos como pontos de alagamento e deslizamentos de terra. O governo paulista também determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para apoiar todas as prefeituras das cidades que sofreram com as chuvas.