Rose de Freitas
Rose de Freitas, senadora| Foto: Agência Senado

A senadora Rose de Freitas é um dos alvos dos mandados de busca cumpridos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (12) na Operação Corsários. A ação investiga suposta organização criminosa que atuava na Companhia Docas do Espírito Santo, entre 2015 e 2018, direcionando licitações e desviando recursos públicos de contratos fechados com prestadoras de serviços, um deles para locação de veículos.

Ao todo, a PF vasculha dez endereços de residências e empresas nos municípios de Vitória, Cariacica e Serra, no Espírito Santo, e em Brasília, no Distrito Federal. Além disso, os agentes cumprem dois mandados de prisão temporária. Um terceiro investigado foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de armas, indicou a PF.

A operação foi autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão dos indícios de envolvimento de Rose de Freitas, que tem foro por prerrogativa de função.

De acordo com a PF, a ofensiva mira supostos crimes de concussão corrupção passiva e ativa, organização criminosa, fraude a licitações e lavagem de capitais.

Rose de Freitas não se manifestou sobre o caso até a publicação da reportagem.