rio de janeiro
Rio de Janeiro com destaque para as montanhas do Corcovado (esquerda), Pão de Açúcar (centro, ao fundo)| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma operação policial na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, deixou 25 mortos nesta quinta-feira (6), sendo 24 suspeitos e um policial civil que atuava na Delegacia de Combate às Drogas. A incursão da Polícia Civil ocorreu para apurar o suposto aliciamento de menores e o sequestro de trens da SuperVia por membros da facção criminosa Comando Vermelho.

Batizada de Operação Exceptis, a incursão na favela iniciou no início do dia, quando moradores já relatavam a presença de helicópteros sobrevoando a região e de intensa troca de tiros. Duas pessoas que estavam na estação de metrô de Triagem, da linha 2, ficaram feridas.

Os criminosos da favela do Jacarezinho, segundo a polícia, exploram tráfico de drogas, roubo de cargas e de pessoas, além de homicídios e sequestros de trens da SuperVia, prática que ocorreu em dois momentos recentes, em dezembro de 2020 e no mês passado.