Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente do Senado

Pacheco diz ter “total confiança” nas eleições, mas aceita debate sobre voto impresso

rodrigo pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que reforma política feita em 2017 ainda nem produziu os efeitos esperados e já se quer mudar. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta terça-feira (25) que os senadores não devem aprovar mudanças significativas para o processo eleitoral de 2022. Ele defendeu a manutenção das regras aprovadas na reforma política de 2017.

"A opção que fizemos em 2017 é para regras que levam à redução do número de partidos no Brasil. Ainda não exaurimos a proposta de 2017 e já se pensa em uma reformulação. Meu sentimento é que o Senado tende a manter o sistema eleitoral tal como é hoje", afirmou o senador, em participação no BTG Pactual Brasil CEO Conference 2021. Ainda assim, Pacheco ressaltou que respeita todas as proposições feitas por deputados e senadores, que podem ser "analisadas, debatidas e até mesmo pautadas".

Questionado sobre o projeto de voto impresso que tramita na Câmara, ele garantiu que não interditará este debate entre os senadores. "Eu, pessoalmente, tenho total confiança na Justiça Eleitoral, e não conheço nenhum indício de fraudes em processos eleitorais. Mas vamos permitir que o debate sobre voto impresso ocorra no Senado, vamos discutir tecnicamente sobre possibilidade orçamentária e técnica dessa mudança", respondeu.

Perguntado ainda se poderia se candidatar à Presidência da República em 2022, Pacheco afirmou não considerar "nem minimamente" essa possibilidade. "Sou presidente do Senado e do Congresso, no meu primeiro mandato de senador. Isso é motivo de muita honra e responsabilidade", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.