reforma tributária - rodrigo pacheco
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.| Foto: Marcos Brandão/Agência Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (17) que pretende pautar um projeto para conter a alta no preço dos combustíveis. O tema será submetido aos líderes da Casa em fevereiro, logo após a volta do recesso parlamentar. "Submeterei à avaliação do colégio de líderes no início de fevereiro. A intenção é pautar. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o relator e está se dedicando muito ao tema", afirmou Pacheco.

Neste final de semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cobrou do Senado a votação de uma proposta sobre o tema já aprovada pelos deputados no ano passado. Além disso, Lira criticou os governadores. Os senadores ainda não definiram qual proposta será pautada no plenário.

A Câmara aprovou um projeto que muda o modelo de cobrança do ICMS sobre os combustíveis. No entanto, em dezembro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o projeto de lei 1.472/2021, que modifica a política de reajuste de preços de combustíveis da Petrobras. Caso a proposta da CAE seja aprovada, Prates estima que o preço do litro da gasolina pode cair em até R$ 3 em 40 dias  se o projeto for aprovado. A informação foi divulgada pelo Estadão/Broadcast.