pacote anticrime de Moro: porte de arma
Secretaria de Comunicação da Presidência pode ter censurado propaganda do pacote anticrime de Moro.| Foto: Pixabay

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) pode ter vetado a gravação de uma propaganda do pacote anticrime do Ministério da Justiça, de Sergio Moro. Segundo apurou a jornalista Bela Megale, de O Globo, o comercial contaria a história de Dirceu Moreira Brandão Filho, baleado pelo fazendeiro Omar Coelho Vítor em 1991.

Brandão Filho tem uma bala alojada no corpo até hoje, e a ideia do comercial seria utilizar a história para defender a prisão em 2ª instância, já que o STF entendeu, em 2009, que Coelho Vítor não deveria ser preso até o fim do trânsito em julgado. Como o entendimento do Supremo mudou em 2016, a história seria um bom exemplo sobre o prejuízo causado pela falta do início de cumprimento de pena.

Bela Megale confirmou o convite da produção do comercial com Dirceu Moreira Brandão, e destaca que a censura teria desagradado ao próprio ministro Moro. O comunicado do veto ao ministério da Justiça teria sido feito pelo chefe da Secom, Fabio Wajngarten, com a justificativa de que a história poderia depor contra a bandeira de flexibilização de uso de armas no campo, já que o autor dos disparos é um fazendeiro.