Profissional da saúde segura um frasco de vacina e uma seringa.
Empresários mineiros compraram e tomaram às escondidas vacinas contra a Covid-19 da Pfizer.| Foto: Oscar del Pozo/AFP

A Polícia Federal irá investigar o caso de empresários mineiros que adquiriram e tomaram doses de vacinas contra a Covid-19 sem repassar os imunizantes ao Sistema Único de Saúde (SUS). O caso foi relevado em reportagem da revista piauí publicada nesta quarta (24). Segundo a revista, o grupo formado por políticos e empresários do setor de transportes adquiriu doses da Pfizer e aplicaram secretamente em 50 pessoas.

A compra de vacinas pela iniciativa privada é permitida no Brasil desde o início do mês, no entanto, os imunizantes devem ser repassados ao SUS até que todos os brasileiros do grupo de risco sejam vacinados, o que ainda não ocorreu. A regulamentação foi feita em projeto de lei que tramitou a jato no Congresso e foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 10.

As doses da Pfizer contratadas pelo Ministério da Saúde ainda não chegaram ao País. A farmacêutica nega "qualquer venda ou distribuição de sua vacina contra a Covid-19 no Brasil fora do âmbito do Programa Nacional de Imunização". Na noite de quarta-feira, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) acionou o Ministério Público de Minas Gerais requisitando a abertura de investigação e o confisco das vacinas compradas pelos empresários.