Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação

PF cumpre mandados em pequena cidade do MA que teria extraído 540 mil dentes de moradores

Operação PF
Investigação aponta que cidade do MA com apenas 39 mil moradores teria extraído 540 mil dentes para receber recursos das emendas de relator. (Foto: Polícia Federal/divulgação)

Ouça este conteúdo

Onze mandados de busca e apreensão e o bloqueio de R$ 1,8 milhão são cumpridos pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, na manhã desta quinta (2), em quatro cidades do estado do Maranhão.

A ação faz parte da Operação Tira-dente, que investiga um grupo suspeito de manipular dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar os repasses das emendas de relator da União.

Segundo as investigações, o grupo agia principalmente no município de Pedreiras, cidade de apenas 39 mil habitantes onde mais de 540 mil extrações dentárias teriam sido feitas apenas em 2021 – o equivalente a 14 dentes de cada morador. O fato foi amplamente utilizado na campanha eleitoral de 2022 para criticar as emendas, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”.

Além de Pedreiras, a operação também mira alvos em Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, investigando outros procedimentos ambulatoriais que teriam sido manipulados, “o que pode ter impactado na elevação do teto de repasse de recursos federais no ano subsequente”, diz a corporação.

As investigações junto da CGU identificaram contratações suspeitas de fraudes pelo município de Pedreiras, como meio de escoar os recursos recebidos indevidamente. Segundo o órgão, a empresa investigada é uma das que mais receberam recursos públicos entre 2019 e 2022 no estado, com mais de R$ 16 milhões em repasses.

De acordo com a PF, os suspeitos são investigados por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato e lavagem de dinheiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.