Vacina da Pfizer contra Covid-19.
Vacina da Pfizer contra Covid-19.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Pfizer negou a venda direta de vacinas contra a Covid-19 a prefeitura do Rio de Janeiro para aplicação em crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a farmacêutica informou que já tem um contrato assinado com o governo federal. O acordo já incluiria as doses para o público infantil. Na resposta ao município, a Pfizer ressaltou que tem priorizado programas nacionais de imunização para o fornecimento de vacinas e detalhou que já existem três contratos firmados com o governo brasileiro.

O último deles, assinado no dia 29 de novembro, prevê a entrega de 100 milhões de doses para o Brasil em 2022, lote que garantiria as novas versões da vacina, inclusive para diferentes faixas etárias. No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Nesta quinta-feira (23), começa a consulta pública para manifestação da sociedade civil a respeito da vacinação infantil nessa faixa etária. O período para apresentação de contribuições, "devidamente fundamentadas", vai até o dia 2 de janeiro de 2022, pelo site do Ministério da Saúde. Com informações da Agência Brasil.