O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).| Foto: Isac Nóbrega/PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta segunda-feira (26) o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), por envolvimento em um suposto esquema de corrupção na compra de respiradores para pacientes com Covid-19. Além de Lima, outras 17 pessoas também foram denunciadas nesta segunda-feira (26). Segundo a PGR, o grupo é responsável por prejuízo superior a R$ 2 bilhões aos cofres públicos. A informação foi divulgada pelo portal G1.

Na denúncia, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirma que no governo do Amazonas funcionava "uma verdadeira organização criminosa" sob o comando do governador. Os denunciados são acusados de operar uma organização criminosa voltada à prática de crimes diversos, fraude à licitação e peculato. Wilson Lima e um servidora também são acusados de tentar atrapalhar as investigações.

Entre os denunciados estão o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB); o secretário chefe da Casa Civil do estado, Flávio Antony Filho; o ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias, servidores públicos e empresários.