PGR
Novos denunciados pela PGR vão responder por incitação e associação criminosa pelos atos de 8 de janeiro.| Foto: Andre Borges/EFE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou mais 100 pessoas por suposto envolvimento nos atos do dia 8 de janeiro em Brasília, que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. As petições foram protocoladas na quarta (15) e divulgadas no começo da tarde desta quinta (16).

Segundo a procuradoria, os denunciados devem responder em liberdade pelos crimes de “incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais” e associação criminosa, com pena de até 3 anos e 3 meses de reclusão.

Com as novas denúncias desta semana, a PGR já apresentou denúncias contra 1.037 pessoas em três grupos: os que teriam invadido e depredado os prédios públicos, os que teriam avançado pelas barreiras policiais e os que acamparam nas imediações do Quartel-General do Exército.

Ainda de acordo com a procuradoria, as denúncias estão sendo individualizadas de acordo com “os elementos constantes nos autos” das investigações. “Em todas as etapas do processo apuratório, o MPF respeitou a garantia da ampla defesa e do contraditório, nos termos do artigo LV, da Constituição Federal, de modo a equilibrar esses princípios com a eficiência na persecução penal”, completa a PGR.